Cultura


Livro com correspondências inéditas de Clarice Lispector será lançado em setembro


Publicado 16 de agosto de 2020 às 12:37     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução

No ano em que Clarice Lispector completaria seu centenário, um livro com 284 correspondências escritas por ela será lançado na segunda quinzena de setembro. Segundo Lauro Jardim, do jornal O Globo, “Todas as Cartas”, da editora Rocco, contará com 50 escritos inéditos.

A edição está sendo organizada pela biógrafa Teresa Monteiro e ainda traz 510 notas, que contextualizam cada correspondência com o período da vida de Clarice Lispector. A coluna de Lauro Jardim trouxe inclusive o trecho de um destes textos, falando sobre seu romance de estreia, lançado em 1943.

“‘Perto do coração (o 1º) selvagem’ foi escrito quando eu era por assim dizer uma adolescente. Tinha já passado a adolescência e eu estava espantada. Com o mundo mesmo e comigo mesma. A chamada ‘angústia existencial’ despertou em mim muito cedo. E muito cedo eu descobri a morte. Mas não se preocupe: estou muito mais apaziguada e, agora, habituada com o meu sempre inesperado modo de ser”.

Como destaca a coluna, a carta foi endereçada ao escritor pernambucano Augusto Ferraz em agosto de 1975. “Vou lhe ensinar uma coisa: em todas as religiões se acendem velas. Acenda uma quando estiver sofrendo e esvazie a sua mente, olhando fascinado a flama da vela”, aconselhou a escritora.

Leia mais:
Morre artista lagartense Lino Corrêa aos 61 anos
Professores lançam livro virtual em comemoração ao bicentenário da emancipação política de Sergipe



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso