Política
‘Enfim a Justiça chegou!’, afirma Rogério Carvalho após STF julgar Sérgio Moro parcial no julgado de Lula
O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, comemorou a decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou o ex-juiz federal e ministro da Segurança Pública, Sérgio Moro, parcial ao julgar o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. (PT), no caso do tríplex do Guarujá. “Enfim a Justiça chegou! Supremo Tribunal Federal reconhece que Sergio Moro não atuou com imparcialidade no caso Lula e reforçam a inocência do ex-presidente”, escreveu Carvalho após a confirmação da sentença, nesta terça-feira (23).
“O julgamento da suspeição do ex-juiz confirma o que já se sabia: Moro era uma agente político dentro da justiça. O STF com a decisão de hoje cumpre o papel de recompor o nosso sistema jurídico para a história do Brasil. #AnulaSTF”, ressaltou o parlamentar. A mudança no entendimento se deu após à ministra Cármen Lúcia mudar de posicionamento. Cármen Lúcia já havia votado contra a suspeição de Moro, mas depois do pedido de vista de Nunes Marques havia dito que iria aguardar a decisão do ministro para proferi-lo, o que indicava uma mudança no posicionamento da ministra.
“O que se põe é algo basilar: todo mundo tem o direito a um julgamento justo, incluindo a imparcialidade do julgador. Como juíza tenho o dever de interpretar segundo a Lei e a Constituição. Peço vênia (desculpas) aos entendimentos contrários, mas entendo que cabe uso de HC”, disse Cármen Lúcia durante mudança do voto.
Leia mais:
Com mudança de voto de Cármen Lúcia, STF decide que Sergio Moro foi parcial no julgamento de Lula
Nunes Marques vota contra suspeição de Sergio Moro; placar no STF agora é de 3 a 2
‘É dever devolver ao Lula seus direitos constitucionais’, afirma Rogério Carvalho
Leia os termos de uso