Destaque Maior


Hotéis e atrações turísticas poderão receber mais de 3 milhões de visitantes com o reinício das operações do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre


Publicado 18 de outubro de 2024 às 06:06     Por Rita     Foto Rita

Natal Luz em Gramado-RS. Foto: Cleiton Thiele

 

Hotéis e atrações turísticas poderão receber mais de 3 milhões de visitantes com o reinício das operações do aeroporto Salgado Filho
Trupe de artistas de Gramado irá celebrar a chegada dos viajantes dentro do aeroporto de Porto Alegre no dia da reabertura para voos nacionais
A primeira aeronave está programada para pousar no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, por volta de 8h20 da manhã de 21 de outubro vindo de São Paulo, em um avião da companhia Gol pintado com a temática do Rio Grande do Sul, homenagem que marca o reinício das operações do principal ponto de entrada do Rio Grande do Sul para turistas nacionais e estrangeiros. Estima-se que mais de 50% dos turistas que passarão pelo aeroporto da Capital terão como destino a serra gaúcha e cidades como Gramado, um dos principais destinos turísticos do país.

As companhias aéreas vêm realizando promoções nos preços das passagens desde agosto para compras antecipadas com vistas ao reinício das atividades no Salgado Filho e o movimento deve contribuir para intensificar a recuperação econômica da região.

Ricardo Bertolucci, Secretário de Turismo de Gramado, cidade do Natal Luz, maior evento natalino da América Latina e uma das principais atrações neste período da região, reforça que “a reabertura do aeroporto de Porto Alegre é um marco a ser celebrado pelo impacto na recuperação das atividades de todo o Estado”.

Ele explica que o maior impacto das enchentes foi a conectividade logística, “o que impediu a vinda de muitos turistas, pois as áreas de atrações não foram prejudicadas e permaneceram 100% operacionais”. Calcula-se que o prejuízo para toda a cadeia turística na região das cidades de Canela, Gramado, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis seja superior a R$1 bilhão por conta dos efeitos das enchentes.

A previsão do Sindtur (Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias) é de que a ocupação dos hotéis na Serra Gaúcha possa chegar a até 70% nos próximos meses, impulsionada pelo Natal Luz, em Gramado, que registra uma média de público superior a 3 milhões de pessoas. Em 2023, a cidade de Gramado bateu o recorde de visitantes e recebeu cerca de 8 milhões de turistas de todo o Brasil.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho reinicia as atividades com 70% da capacidade e, até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas (SP), Curitiba, Guarulhos (SP), Rio de Janeiro e São Paulo. A previsão é de que a partir de 16 de dezembro os voos internacionais sejam retomados.

A magia do Natal Luz

Somente três dias após a reabertura do aeroporto Salgado Filho, terá início a programação da 39° edição do Natal Luz. De 24 de outubro de 2024 a 19 de janeiro de 2025, desfiles, shows, concertos e o acendimento de luzes e sua dança luminosa tomarão conta de Gramado para a celebração de um dos períodos mais alegres do ano. A novidade é que o grande desfile de Natal volta a acontecer nas ruas da cidade, na região central e na Avenida das Hortênsias, para que todos possam celebrar juntos a magia do Natal. As atrações do Natal serão realizadas ao longo do dia, a partir das 9h. A programação completa do Natal Luz já está disponível em www.natalluz.com.br.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso