Coronavírus


Belivaldo diz que população fica ‘batendo perna pela rua sem necessidade’ e afirma que não vai adiantar feriados


Publicado 09 de junho de 2020 às 18:59     Por Dhenef Andrade     Foto Mário Souza / Governo de Sergipe

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), afirmou que não vai mais adiantar feriados no estado. A declaração foi feita no programa Papo Reto, nas redes sociais do gestor, nesta terça-feira (9). O feriado de 8 de julho, dia da Emancipação Política de Sergipe, foi adiantado para 21 de junho como forma de incentivo ao isolamento social.

Na época, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), também antecipou em um mês o feriado de 24 de junho, Dia de São João. Segundo Belivaldo, a estratégia que visou tentar diminuir o fluxo de pessoas nas ruas não surtiu efeito.

“Eu não vou mais adiantar feriado nenhum. Segundo o nosso monitoramento de taxas de isolamento social, essa estratégia não deu certo porque as pessoas não colaboram, pensam que é oportunidade para visitar a família, os amigos, quando a orientação é para ficar em casa. O meu papel é conscientizar o cidadão da importância de ficar em casa, não ficar batendo perna pela rua sem necessidade”.

Ainda nesta terça-feira (9), o Observatório de Sergipe divulgou um levantamento sobre a situação dos índices de isolamento no estado. Segundo os dados, Sergipe está na terceira semana consecutiva de queda nas taxas e possui o pior índice de isolamento social entre os estados do nordeste, com 37,5%, e a o 10º pior colocado a nível nacional.

Um levantamento feito pelo AjuNews com base no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta segunda-feira (08), a rede pública de Sergipe tem 52 leitos de UTI para tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (covid-19). O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), na Zona Oeste da capital sergipana, referência no atendimento, está com 100% de ocupação.

Em todo o todo o estado, casos confirmados de covid-19 somam 9.727 e 238 mortes já ocorrem em virtude da doença.

Leia mais

Sergipe possui 52 leitos de UTI públicos disponíveis para pacientes com covid-19

Covid-19: Sergipe tem pior taxa de isolamento entre os estados do Nordeste

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso