Educação
Candidatos isentos que não compareceram ao Enem 2020 podem se inscrever na edição 2021; saiba como
Os inscritos isentos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que não compareceram às provas podem se inscrever para participar da edição 2021 do exame sem pagar a taxa, a partir desta terça-feira (14), na Página do Participante. O prazo se encerra às 23h59 do dia 26 de setembro.
O público terá as provas aplicadas em 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com os adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).
A coordenadora geral do Programa Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Preuni/Seduc), professora Gisele Pádua, reforçou que o prazo é específico para quem conseguiu a isenção no Enem 2020, não compareceu ao exame e no período de solicitação da isenção do Enem 2021 não apresentou justificativa para que pudesse pedir novamente a gratuidade da taxa. Segundo ela, devido a isso, muitos participantes deixaram de se inscrever para a edição deste ano.
“A reabertura para esses casos veio após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a reabertura do prazo a fim de que candidatos que desejam solicitar isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, inscrevam-se no Enem de 2021, levando em conta o período atípico de pandemia que motivou faltas por medo da transmissão da covid-19”, disse.
Além disso, os isentos ausentes no Enem 2020 também poderão solicitar, até 27 de setembro, atendimento especializado e tratamento pelo nome social. As provas dos dias 21 e 28 de novembro de 2021 seguem mantidas para todos os outros participantes que já tiveram a inscrição confirmada.
Enem PPL
Nesta terça (14), o Inep também irá publicar o edital de retificação da versão do Enem PPL, com a mudança na data de aplicação das provas. O prazo para adesão será reaberto, e os órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados poderão ter acesso ao exame e indicar o responsável pedagógico até 17 de setembro. Já o prazo para inscrição foi prorrogado até 24 de setembro.
Leia os termos de uso