Política


Deputados aprovam empréstimo de até 120 milhões de dólares para reestruturação de dívidas em Sergipe


Publicado 27 de março de 2024 às 04:24     Por Redação AjuNews     Foto Jadilson Simões / Alese

O Projeto de Lei N° 96/2024, de autoria do Poder Executivo que autoriza a contratação de operação de crédito externa junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com garantia da União, no valor de até 120 milhões de dólares, destinados à reestruturação de dívidas no âmbito do Programa Sergipe Mais Próspero e Sustentável foi aprovado na Alese, nesta terça-feira (26).

Os recursos provenientes desta operação deverão ser consignados como receita no orçamento ou em créditos adicionais. Desta forma, o Governo fica autorizado a abrir créditos adicionais destinados a fazer face aos pagamentos de obrigações decorrentes da operação.

“Alguns contratos de operação de crédito interna apresentam elevados custos de financiamento e prazos relativamente curtos. Buscando uma melhoria no perfil da dívida pública de Sergipe, vislumbrou-se uma operação de reestruturação e recomposição da dívida pública estadual contraída com credores nacionais (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco de Brasília), de modo a assumir novo compromisso de linha de crédito com Bird, em condições mais favoráveis e atingir melhor patamar de endividamento”, disse o Executivo em sua mensagem anexada ao Projeto.

A estimativa é de economia superior a R$ 100 milhões com a reestruturação. Essa economia é resultante da redução do custo e do alongamento dos prazos de pagamento de seis operações de crédito atualmente existentes em comparação às condições financeiras do empréstimo do Bird.

“O novo empréstimo permitirá suavizar os pagamentos da dívida pública ao longo dos exercícios, contribuindo com a programação financeira do Estado. 0 alongamento da nova operação de crédito com Bird atinge 19 anos, o percentual da dívida vencendo em menos de cinco anos é de 20% contra 44,2% dos contratos selecionados”, finalizou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso