Meio Ambiente


Emdagro emite alerta sanitário para impedir a entrada de frutas cítricas de SP, MG e PR em Sergipe


Publicado 14 de julho de 2022 às 15:50     Por Quesia Cerqueira     Foto Reprodução / Fundecitrus

Um alerta emitido pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), sobre o impedimento de entrar, em Sergipe, frutas cítricas, mudas frutíferas e ornamentais, que possam ser vetores, originadas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O comunicado foi divulgado pelo órgão nesta quinta-feira (14).

A medida tem como objetivo proteger os pomares sergipanos da bactéria Xanthomonas citri subsp. citri, que é conhecida popularmente como ‘cancro cítrico’, está comprometendo a produção e exportação de laranja, limão e tangerina.

Em nota, a Emdagro alertou que alguns estados do Sudeste e Sul do Brasil tiveram a citricultura afetada pela bactéria. Por isso, toda exportação de limão do país está comprometida. “A Emdagro informa que Sergipe é zona livre da doença e é necessário a união de produtores, comerciantes e toda a sociedade para evitar que o cancro cítrico chegue aos pomares do estado”, diz o comunicado.

A população pode denunciar qualquer entrada ou compra de frutas cítricas, mudas frutíferas e ornamentais, que possam ser vetores, oriundas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná aos órgãos fiscalizadores e competentes. A denúncia é anônima e pode ser feita através dos contatos da Coordenação de Defesa Sanitária Vegetal da Emdagro: (79) 3234-2627 ou (79) 9 9948-4449.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso