Coronavírus
Festa de réveillon promovida em navio teve surto de covid-19
Apesar de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ter proibido atividades que não fossem essenciais, passageiros do navio Costa Diadema participaram de uma festa na virada de 2021 para 2022.
A embarcação está atracada em Salvador em razão de casos de covid-19 entre passageiros e tripulantes. O navio deverá chegar a Santos (SP) amanhã. Ao menos 68 casos foram confirmados no Costa Diadema.
Em nota, a Anvisa disse que “irá apurar os fatos e, se constatada irregularidade, os responsáveis serão penalizados”.
Vídeos nas redes sociais mostraram pessoas aglomeradas, ouvindo música alta e usando roupas brancas, na noite de 31 de dezembro. Os participantes da festa não estavam utilizando máscara, item de proteção contra o novo coronavírus. Os espumantes que estavam com os passageiros foram oferecidos pela empresa do navio para serem consumidos dentro das cabines, segundo o jornal O Globo.
Em pronunciamento oficial para o jornal O Estado de São Paulo, a empresa disse ter lamentado que “um grupo minoritário não tenha respeitado tais indicações e regras”.
A empresa completou relatando que, “desde a confirmação de casos positivos, reforçou as medidas preventivas a bordo, incluindo a suspensão das atividades de entretenimento e música em todas as áreas do navio”.
Neste domingo (2), a Anvisa reafirmou que “as atividades das embarcações podem ser suspensas, por determinação da agência, em decorrência da identificação de riscos à saúde pública ou do descumprimento das normas sanitárias vigentes”.
“A embarcação Costa Diadema está com as suas atividades não essenciais proibidas a bordo, devendo ser cumpridos os protocolos sanitários de segurança no no interior da embarcação até o desembarque de todos os viajantes”, disse à agência em nota.
Leia os termos de uso