Mundo


Jornalista dos EUA é morto por tropas russas na Ucrânia, diz polícia ucraniana


Publicado 13 de março de 2022 às 11:50     Por Quesia Cerqueira     Foto Reprodução/Facebook Andrey Nebitov

Neste domingo (13), o fotógrafo norte-americano Brent Renaud, de 51 anos, foi morto por tropas russas na cidade de Irpen, na Ucrânia. A informação foi dada pela Polícia ucraniana através do Facebook. 

Informações iniciais davam conta de que o jornalista era correspondente do New York Times, mas em comunicado divulgado pelo editor-adjunto do jornal, o NYT informou que, apesar de Brent ter colaborado com o jornal durante anos – mais recentemente em 2015 – ele não estava em missão pelo jornal. 

A informação de que Brent Renaud trabalharia para o jornal foi dada porque o fotógrafo usava um crachá de imprensa do New York Times.

Confira o comunicado completo do jornal:

 

“Estamos profundamente tristes ao saber da morte de Brent Renaud. Brent era um talentoso fotógrafo e cineasta que havia contribuído para o The New York Times ao longo dos anos. Embora ele tenha contribuído para o The Times no passado (principalmente recentemente em 2015), ele não estava em missão para nenhuma editoria do The Times na Ucrânia. Os primeiros relatos de que ele trabalhava para o jornal circularam porque ele estava usando um crachá de imprensa do Times que havia sido emitido para uma tarefa muitos anos atrás”, diz o comunicado.

Tiroteio deixou mais feridos

De acordo com os policiais, o tiroteio que vitimou o jornalista também feriu outros dois correspondentes internacionais. Os repórteres foram resgatados e levados para o hospital da capital, Kiev. O estado de saúde das duas vítimas ainda não foi divulgado. 

“Ocupantes estão matando cinicamente até mesmo jornalistas da mídia internacional que estão tentando mostrar a verdade sobre as atrocidades das tropas russas na Ucrânia”, escreveu o policial Andrey Nebitov. “É claro que a profissão de jornalista envolve riscos, mas o cidadão norte-americano Brent Renaud pagou com a vida por tentar expor a insidiosa crueldade do agressor”, finalizou. 

O policial ainda compartilhou em outra publicação um vídeo de equipes da Polícia da Ucrânia na região informando sobre o resgate dos correspondentes feridos. 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso