Saúde
Maria do Carmo cobra ao governo de Sergipe assistência psicológica para estudantes
A senadora Maria do Carmo Alves (União Brasil) cobrou do governo de Sergipe medidas que garantam assistência psicológica a crianças e adolescentes. Segundo a parlamentar, elas têm apresentado quadros de depressão e ansiedade desencadeados com o retorno às aulas presenciais.
“Nos últimos dias, temos acompanhado uma série de informações, vindas de diversas partes do país, com relatos de alunos que precisaram receber apoio psicológico. Isso é muito sério e carece de um olhar cuidadoso por parte da família, da escola e do poder público para que as doenças de ordem mental sejam evitadas”, afirmou a senadora.
Maria disse que após ler dados de pesquisas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), com estudos que relatavam que durante e após o isolamento social, o número de jovens com sintomas de ansiedade e depressão cresceu assustadoramente, além de discussões de como o vírus afetaria a saúde mental, com alterações neurais, imunes e endócrinas relacionadas à infecção e ao distanciamento social, o que poderia contribuir para distúrbios psicológicos.
“Muitos já tinham predisposição e outros passaram a apresentar. Nesse período, ouvimos relatos de profissionais da saúde sobre as lotações em consultórios e unidades de saúde por essa camada tão expressiva e importante da população em busca de apoio e tratamento,” apontou.
Leia os termos de uso