Educação


MEC admite erros na correção de notas do Enem


Publicado 18 de janeiro de 2020 às 13:53     Por Dhenef Andrade     Foto José Cruz

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu na manhã deste sábado (18) que houve erros na correção das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgadas na sexta (17). De acordo com Weintraub, alguns estudantes tiveram seus gabaritos trocados e com isso receberam notas erradas. O comunicado foi através de vídeo que foi publicado nas redes sociais do ministro. Na ocasião também aparece o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Alexandre Lopes, responsável pelo Enem.

“A equipe do Inep virou a noite porque encontramos algumas inconsistências na contabilização e na correção da segunda prova do Enem do ano passado. Um grupo muito pequeno de pessoas teve o gabarito trocado quando foram fechados os envelopes”, afirma o ministro.

Weintraub, admite que o erro é insignificante estatisticamente uma vez que o número de afetados corresponde a “0,01% das milhões de pessoas que fizeram a prova. “É um número baixo. Para 99% das pessoas está tudo bem. Mas esses indivíduos, apesar de estatisticamente não serem significativos… individualmente não pode haver uma injustiça como essa”, declarou.

Ainda segundo o ministro, o erro está sendo apurado pelo Inep e que até a segunda-feira (20) a falha será corrigida e assegurou que ninguém será prejudicado.

Já o presidente do Inep, Alexandre Lopes, confirma que devido ao erro encontrado, buscas por outros erros estão sendo apuradas “ para identificar eventuais outras inconsistências”. Alexandre ainda orienta que estudantes que tiverem dúvidas sobre a sua nota do Enem podem procurar o Inep para terem os gabaritos corrigidos novamente, de forma manual.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso