Educação
Ministro anuncia liberação das verbas destinadas a universidades
O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou que o governo federal vai liberar o chamado limite de empenho orçamentário para universidades públicas, institutos federais de ensino e também para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O anúncio foi feito através das redes sociais, nesta sexta-feira (7).
Godoy afirma em um vídeo que conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e ele aceitou desbloquear os recursos financeiros dessas instituições. “Estamos fazendo uma liberação para todo mundo, para facilitar e para agilizar a vida dos reitores e gestores”.
O chefe da pasta da Educação tinha dito que a decisão era temporária e não afetaria o orçamento das instituições. Com as notícias de que as instituições sofreriam um contingenciamento de cerca de R$ 2,4 bilhões, Godoy afirmou que o estabelecimento de um “limite temporário para movimento e empenho de recursos” era uma medida administrativa comum que, neste caso, havia sido adotada para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Com informações da Agência Brasil*
Leia mais:
Corte de R$ 328 mi da educação inviabiliza funcionamento de universidades, afirma dirigentes
“Não há corte”, diz ministro sobre bloqueio de verba das universidades
Leia os termos de uso