Saúde


Samu realiza mais de 200 atendimentos durante o Carnaval em Sergipe


Publicado 02 de março de 2020 às 16:21     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Secretaria do Estado da Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Aracaju, realizou mais de de 200 atendimentos relacionados a traumas, no período do Carnaval, em Aracaju. Cerca de 12 óbitos foram registrados. A informação foi divulgada pela Secretaria do Estado da Saúde, nesta segunda-feira (03).

De acordo com a Central de Regulação de Urgência (CRU), 44% das ocorrências ocorreram no período da noite, sendo 72% do sexo masculino. O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) recebeu 30% das vítimas, o Hospital Regional de Itabaiana, 6% e a UPA Zona Norte, 5%.

O Samu Sergipe atendeu pacientes em 43 dos 75 municípios sergipanos sendo que Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana e Lagarto tiveram a maior parcela dos atendimentos.

Foram registrados 72 casos de acidentes com moto, 55 colisões, seguida de queda da própria altura, 29 ocorrências de agressão física, 23 ferimentos por arma branca e 16 por arma de fogo.

Segundo o gerente da Central de Regulação de Urgência (CRU), Marcus Vinicius de Moura, a regulação no período de Carnaval aconteceu de maneira tranquila, e os atendimentos e transferências para o Huse mantiveram-se na média.

“Geralmente esses traumas citados são os incidentes que aumentam no período de folia e só tivemos um incidente grande, com múltiplas vítimas no município de Monte Alegre, com todos os pacientes socorridos pelas Unidades Móveis de Urgência e transferidos com desfecho favorável, exceto uma vítima com óbito no local”, disse Marcus.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso