Saúde
Saúde anuncia compra de antiviral contra varíola dos macacos
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, nesta segunda-feira (1), a compra do antiviral tecovirimat, usado contra a varíola dos macacos. Apesar de ter divulgado a aquisição, o chefe da pasta não informou quantas doses serão compradas nem o prazo para que o remédio chegue ao Brasil.
No entanto, de acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, e o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros, cerca de 20 mil doses vão desembarcar no país em setembro e 30 mil, em outubro.
Apenas profissionais de saúde que manipulam as amostras recolhidas de pacientes e pessoas que tiveram contato direto com doentes serão vacinados. O esquema de vacinação será feito em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
Já segundo Queiroga, as primeiras remessas serão destinadas a “casos mais graves” da doença. O objetivo é reforçar o enfrentamento ao surto que ocorre no país, que ultrapassou a marca de 1 mil casos confirmados.
Primeira morte
Na última sexta-feira (29), foi confirmada a primeira morte pela doença no Brasil. A vítima era um homem de 41 anos, que faleceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. O paciente tinha câncer e baixa imunidade, quadro que foi agravado pela varíola.
Leia os termos de uso