Política
‘Surreal que Bolsonaro está criticando e brigando com ministro do próprio governo’, diz presidente do DEM
Presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto criticou, nesta sexta-feira (3), o discurso do presidente Jair Bolsonaro contra o ministro da Saúde, Henrique Mandetta. “Tenho tentado evitar aumentar a temperatura. Beira ao surreal que o presidente está criticando e brigando com o ministro dentro do próprio governo”, disse.
“Agora precisamos ter um pacto de continuar seguindo as recomendações de Mandetta. [Mandetta] Tem sido equilibrado, agindo tecnicamente e não com medidas políticas ou ideológicas. Ele é médico e tá muito bem assessorado”, completou. O democrata reforçou que continuará seguindo os protocolos de proteção da linha técnica respaldados por critérios científicos.
Bolsonaro, em entrevista, confirmou que tem “se bicado” com Mandetta e demonstrou a vontade de demiti-lo da função, pois acredita que o titular da pasta teria extrapolado. O prefeito disse acreditar que o presidente teria adotado uma postura mais branda, como assim o fez no último discurso em rede nacional. “Não custa nada ele reconhecer que errou quando permitiu ou pediu a liberação tudo”, disse.
O desalinhamento entre Mandetta e Bolaonaro tem se intensificado nos últimos dias. Na última terça-feira (31), o presidente se reuniu com médicos para conversar sobre estudos sobre a cloroquina, que Bolsonaro tem tratado como uma possível solução para o covid-19, sem a presença do seu ministro da Saúde. Mandetta soube por meio de médicos do convite para o encontro. Mais tarde, o ministro citou “critérios políticos” ao comentar sua ausência do planejamento.
Leia mais
‘Falta humildade’, diz Bolsonaro sobre ministro da saúde Mandetta
Leia os termos de uso