Destaques
Tabata Amaral tem fotos íntimas falsas vazadas e vendidas em site adulto
Candidata à Prefeitura de São Paulo , Tabata Amaral (PSB) teve imagens falsas pornográficas vendidas e espalhadas em sites adultos. O conteúdo, produzido com o auxílio de inteligência artificial, é conhecido como ‘fakenudes’ , e a venda do serviço é de R$ 50,00.
Na foto original, Tabata Amaral vestia uma camisa do Flamengo, clube que a candidata já declarou torcer. Já na montagem, Tabata aparece sem vestir a camiseta e com um ‘nude’ montado com a ajuda da inteligência artificial. Além de Tabata Amaral, Marina Helena (Novo) também acabou sendo vítima e tendo imagens falsas circuladas na internet.
— Não dei um segundo de atenção para essas imagens, encaminhamos para a polícia, já fiz o B.O (Boletim de Ocorrência), criminoso a gente trata desse jeito. Eu não sei quem produziu essas imagens, mas espero que a Justiça possa dizer quem fez as imagens e possa penalizar — comentou a deputada ao ‘O Globo’.
As imagens mostram uma mulher em poses eróticas e trazem na legenda uma minibiografia da candidata do PSB, considerando-a uma “politóloga” – termo para identificar especialistas em ciências políticas ou em política em geral. O texto afirma, ainda, que Tabata é “ativista pela educação”.
Em outra publicação, o autor garante que “vazaram” fotos de Tabata e questiona se os usuários do X votariam na candidata caso fossem eleitores de São Paulo. As imagens, no entanto, sofreram edição.
O jornalista e criador de deepfakes – vídeos ou fotos alterados com ajuda de inteligência artificial (IA) – Brunno Sartori, um especialista do jornal A Gazeta e editores de fotografia da Folha de S.Paulo, além do diretor de arte do Comprova, avaliam que as imagens foram manipuladas. Contudo, eles não puderam afirmar que a edição tinha o intuito de assemelhar a mulher a Tabata ou se a própria criadora de conteúdo adulto teria tratado as fotografias.
Pesquisa Quaest
A pesquisa Queast sobre a corrida eleitoral em São Paulo , divulgada nesta segunda-feira (30), mostra Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB) empatados tecnicamente.
O atual prefeito aparece com 24% das intenções de voto, uma queda de um ponto percentual em relação à pesquisa anterior. Boulos mantém 23%, enquanto Marçal sobe para 21%.
Tabata Amaral (PSB) tem 10%, um aumento de dois pontos, e José Luiz Datena (PSDB) permanece com 6%. Marina Helena (Novo) registra 2%, enquanto Bebeto Haddad (Democracia Cristã), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (Unidade Popular) não pontuaram.
Leia os termos de uso