Coronavírus


UFS desenvolve capacete de ventilação para pacientes com covid-19


Publicado 14 de junho de 2020 às 13:11     Por Peu Moraes     Foto Géssica Uruga / Universidade Federal de Sergipe

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) desenvolveu um capacete para ventilação de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (covid-19), o propósito é disponibilizar o equipamento para serviços de saúde, prioritariamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

O capacete é composto de três partes: capuz, que cobre toda a cabeça do paciente, feito de material transparente e macio; colar rígido e largo, logo abaixo do queixo e que permite adaptar conexões externas; e vedação confortável e ajustada ao pescoço. O protótipo está passando por ajustes finais para seguir com aprovação junto à Vigilância Sanitária e Anvisa.

“A Ventilação Mecânica não Invasiva (VMNI) torna-se uma importante opção no tratamento da insuficiência respiratória aguda em pacientes selecionados”, ressaltou Gustavo Melo, um dos colaboradores e fisioterapeuta-chefe da Unidade de Reabilitação do HUL-UFS. “É um protótipo semelhante ao capacete comercialmente disponível, inacessível no momento em virtude da gigantesca demanda mundial por equipamentos hospitalares”, observou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso