Política


Alessandro afirma que arcabouço fiscal apresentado pelo governo é passo positivo


Publicado 30 de março de 2023 às 20:59     Por Peu Moraes     Foto Divulgação / Assessoria Parlamentar

O senador por Sergipe, Alessandro Vieira (Cidadania), afirmou que o arcabouço fiscal apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), é um passo positivo para colocar as contas públicas sob controle e desenvolvimento para o país.

“A proposta de novo arcabouço fiscal apresentada pelo governo ainda precisa ser detalhada, mas claramente está alinhada com boas experiências internacionais e parece ser adequada às nossas necessidades de desenvolvimento. Vamos aguardar os textos legais, mas é um passo positivo”, escreveu em suas redes sociais, nesta quinta-feira (30).

O que é arcabouço fiscal?

O arcabouço fiscal é um conjunto de medidas, regras e parâmetros para a condução da política fiscal – controle dos gastos e receitas de um país. O governo busca, com isso, garantir credibilidade e previsibilidade para a economia e para o financiamento dos serviços públicos como saúde, educação e segurança pública.

Os cidadãos, as empresas e os investidores precisam ter confiança de que as contas públicas estão sob controle e têm regras claras. Isso porque o descontrole fiscal resulta em aumento da dívida pública e, por consequência, em juros altos e inflação.

Na nova política fiscal, haverá uma combinação de limite de despesa mais flexível que o teto de gastos com uma meta de resultado primário (resultado das contas públicas sem os juros da dívida pública).

O novo arcabouço fiscal limitará o crescimento da despesa a 70% da variação da receita dos 12 meses anteriores. Ou seja, se no período de 12 meses, de julho a junho, o governo arrecadar R$ 1 trilhão, poderá gastar R$ 700 bilhões.
Leia mais:


Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso