Economia
ANELL autoriza termelétrica de Sergipe para operação comercial na geração de energia
A usina termelétrica Porto de Sergipe I foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANELL) para dar entrada na operação comercial das quatro unidades geradoras de energia da usina. A termelétrica é a maior da América Latina em seu segmento. Ela irá gerar e comercializar energia elétrica a partir de unidades geradoras de energia a gás e a vapor. A informação foi divulgada pelo Governo de Sergipe, nesta-segunda-feira (30).
O Projeto da Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) é o primeiro que utiliza Gás natural liquefeito (GNL) para energia no país. Além disso, também inclui um terminal de regaseificação de GNL e uma unidade flutuante de armazenamento (FSRU) com 170 mil m³ de capacidade de armazenamento e de regaseificar até 21 milhões de m³ por dia de gás natural.
A usina, que é movida a gás natural, passa a ser a maior termelétrica em operação no Brasil, somando 1515, 63 MW de potência outorgada. A autorização começou a valer a partir do dia 21 de março.
A decisão da ANELL envolve três unidades geradoras de 332,724 MW de capacidade, cada uma, e outra com capacidade de 517,470 MW, mas que foi liberada para atuar com potência limitada a 445,022 MW.
“Estamos buscando a implantação de um gasoduto de transporte interligando o terminal de GNL ao gasoduto da TAG (Catu Pilar), de forma a possibilitar a injeção de gás no sistema de transporte do Nordeste, o que trará segurança para o sistema e potencializará arrecadação para o Estado de Sergipe”, afirmou o assessor técnico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), o engenheiro Marcelo Menezes.
Leia os termos de uso