Economia


Apple recebe multa milionária por propaganda enganosa de resistência à água do iPhone


Publicado 02 de dezembro de 2020 às 07:44     Por Fernanda Sales     Foto Valter Campanato/Agência Brasil

A Apple foi condenada a pagar uma multa de 10 milhões de euros, cerca de R$ 64 milhões em conversão direta, por propaganda enganosa em relação à resistência à água do iPhone. O órgão na Itália (AGCM), responsável por garantir a competitividade entre as empresas no mercado, tomou a decisão se baseando nos testes divulgados pela Apple em publicidades que afirmam que os iPhones são resistentes de 1 a 4 metros de profundidade por 30 minutos. As informações são do site Techtudo.

Segundo a publicação, a instituição informou que a empresa da maçã teria omitido o fato de que os testes de resistência à água do iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max foram realizados em laboratório e não em condições reais de uso.

AGCM alegou que a fabricante não deixou claro para o consumidor que estes testes foram feitos em condições específicas, utilizando água estática e pura, situações ideais que dificilmente o consumidor deve encontrar no dia a dia.

Ainda de acordo com a decisão, a companhia fez amplo uso da resistência à água dos smartphones em campanhas de marketing, mas teria se recusado a reparar os iPhones danificados por líquidos, desrespeitando assim o código de defesa do consumidor da Itália.

Leia mais:
Covid-19: Apple e Google anunciam monitoramento para combater pandemia



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso