Economia
BNDES pode arrecadar até 23 milhões com venda de ações da Petrobras
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) anunciou a venda de ações que detêm da Petrobras, nesta terça-feira (21), e de acordo com documentos divulgados pela petroleira o banco pode arrecadar até 23 milhões.
A medida era esperada desde o ano passado, quando o BNDES anunciou os planos para se desfazer de suas de participações acionárias em empresas. A venda dessas ações será a maior operação desde a capitalização da Petrobras, em 2010, quando foram vendidos R$ 120 bilhões em ações.
O banco e é o segundo maior acionista da Petrobras, atrás apenas do governo federal. Possuindo o equivalente a 10% das ações ordinárias, e uma participação de 6,9% do capital total da empresa.
De acordo com o documento enviado à Securities and Exchange Commission (SEC, o órgão regulador do mercado americano), a Petrobras informou que o BNDES iniciou a oferta de 611,8 milhões de ações ordinárias (com direito a voto).
No ano passado, o banco já tinha anunciado a intenção de vender sua participação na JBS, uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, por meio de oferta pública. O banco detém 21,32% do capital da companhia.
A venda de ações da Petrobras é parte da estratégia do governo de Jair Bolsonaro para reduzir o papel da União na economia.
Leia os termos de uso