Justiça


Bolsonaro, Guedes e empresários pressionam Justiça pelo fim do isolamento contra coronavírus


Publicado 08 de maio de 2020 às 07:10     Por Redação AjuNews     Foto Marcos Corrêa / PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) levou um grupo de empresários ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (7), para relatar ao presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, os impactos do isolamento social na iniciativa privada e retomar a atividade econômica.

O ministro Paulo Guedes (Economia) fez parte da comitiva. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o encontro foi de surpresa e não estava na agenda das autoridades. Empresários ouvidos pela reportagem afirmaram que foi de Bolsonaro a ideia de levar queixas a outros Poderes —no caso, o Supremo.

Um dos integrantes do grupo de empresários chegou a comparar a situação da indústria com os efeitos da covid-19 na saúde ao dizer que haverá mortes de CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).

Ao ouvir as demandas, Toffoli cobrou coordenação do governo com os Poderes e os entes da Federação. Ele disse que é necessário fazer um planejamento para a volta do funcionamento das indústrias.

De acordo com o presidente executivo do Instituto Aço Brasil e coordenador da Coalizão Indústria, Marco Polo de Mello Lopes, os industriais estão enfrentando uma crise profunda de demanda ocasionada pelo fechamento do comércio.

“Se pudesse resumir e fazer uma caracterização, a indústria está na UTI e, para sair, precisa que ocorram as flexibilizações, de maneira que roda volte a rodar”, disse, após o encontro com Toffoli.

Segundo Lopes, no mês de abril, houve queda de 50% nas vendas, em relação a março, e a indústria, de maneira geral, está operando com 60% de ociosidade. Ele explicou ainda que aqueles que estão operando seguem todos os protocolos de segurança e que isso pode ser estendido a outras atividades para que haja essa flexibilização.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso