Mundo
Brasil é o país com mais gasto público da década entre principais economias do mundo
O Brasil contabilizou o maior aumento do gasto público no período de 2008 a 2019, vésperas da pandemia do novo coronavírus, entre as principais economias do mundo. Nestes anos, a despesa conjunta da União, estados e municípios saiu de 29,5% para 41% do Produto Interno Bruto (PIB). A informação foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, neste sábado (10).
De acordo com os dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), com o aumento, o país hoje é o maior aparato estatal fora da Europa, sendo mais superior a qualquer outro que esteja emergente. As despesas com juros da União são as maiores do planeta.
Segundo o jornal, no caso brasileiro, o choque financeiro iniciou com a política intervencionista dos governos petistas, na qual a expansão fiscal foi prolongada. Mas,o aumento se deu, principalmente, com os benefícios sociais, como ações da Previdência Social e assistência social.
Os pagamentos dos benefícios saltaram de 9,8% para 18,4% do PIB entre 2008 e 2019, de acordo com os dados do ano passado, apurados pelo Tesouro Nacional, com base nas diretrizes do Fundo.
Leia os termos de uso