Política


Brasil não tem presidente e devia emitir moeda na crise, diz ex-ministro


Publicado 19 de abril de 2020 às 12:06     Por Roberta Cesar     Foto Divulgação

O ex-ministro e professor de economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), Luiz Carlos Bresser-Pereira, defendeu que a emissão de moedas é uma “solução óbvia” para a atual crise econômica causada pelo novo coronavírus (covid-19) no país. As informações foram publicadas pelo UOL, neste domingo (19).

Segundo Bresser-Pereira, se for bem controlada a ação não vai causar inflação, e o dinheiro poderá ser usado no combate à pandemia do coronavírus. Mas não se trata apenas de imprimir dinheiro. O economista alega que isso pode ser feito por meio da compra de títulos públicos pelo Banco Central. “Se o Tesouro passa a dever para o Banco Central, e o Tesouro e o Banco Central são dois órgãos do Estado, é claro que não houve nenhum aumento da dívida do Estado, só uma mudança de quem é credor internamente. Você pode dizer que isso é uma emissão de moeda”, explicou.

O ex-ministro criticou a atuação da equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) na atual crise: “Não existe um governo federal, na prática. Mais precisamente, nós não temos um presidente”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso