Economia


Brasil pode ter aumento no frete e gasolina e atraso no fornecimento de peças com navio preso em Canal no Egito


Publicado 27 de março de 2021 às 18:58     Por Fernanda Sales     Foto Autoridade do Canal de Suez/Reuters

O Brasil pode ser afetado com o bloqueio do Canal de Suez, que fica localizado no Egito, com aumento fretes e preço de gasolina mais caro, além de atraso no fornecimento de peças vindas da Ásia para a indústria brasileira. Isso porque o navio Ever Give, encalhado desde terça-feira (23), impede a circulação pelo canal responsável por mais de 10% de todo o comércio internacional e cria um nó logístico mundial. As informações são do Uol.

Nesta sexta-feira (26), mais de 230 barcos estavam ancorados esperando para passar pelo canal. O tamanho e a duração desses efeitos dependem de quanto tempo a embarcação operada pela empresa Evergreen continuará trancando a passagem. Dragas estão sendo utilizadas para desatolar o navio cargueiro, que tem 400 metros de comprimento, mas o processo pode durar dias ou até semanas.

Segundo a reportagem, o efeito principal é o aumento no preço do frete, o que deve ter impacto no preço final de produtos ao consumidor. O problema fica ainda pior porque diversas cadeias de produção já estavam desorganizadas por conta da pandemia da covid-19.

No setor automotivo, componentes utilizados para a fabricação de veículos vêm de países da Ásia e já estavam em falta antes mesmo do bloqueio em Suez, por causa da pandemia.

De acordo com o site, outro efeito deve ser sentido pelos consumidores nos postos de combustível. O Canal de Suez é uma importante rota para barris de petróleo que vêm do Oriente Médio. Com o bloqueio, os preços do óleo já começaram a subir.

O aumento tem impacto no Brasil porque a política de preços da Petrobras segue as variações do mercado internacional. Ou seja, se o preço internacional do petróleo sobe, a empresa também reajusta o valor dos derivados, como a gasolina e o diesel, que saem das refinarias.

Inaugurado em 1869, o Canal de Suez é uma importante rota comercial por encurtar as distâncias entre a Ásia, o Oriente Médio e a Europa.

Leia mais:
Gasolina e diesel estão mais baratos nas refinarias a partir desta quinta (25)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso