Economia


BRB faz oferta para ficar com fatia do Banese; Belivaldo diz que banco segue sob comando do Estado


Publicado 18 de agosto de 2022 às 10:00     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Banese

O Banco de Brasília (BRB) pode estar próximo de fechar a compra de uma parcela do capital do Banese. Os dois bancos são estaduais e o intuito é a formação de uma parceria estratégica para fortalecer as duas instituições. De acordo com as informações divulgadas pelo Valor Econômico, nesta quarta-feira (17), o BRB tem pretensão de aumentar o capital do bando sergipano, sem alterar o controle acionário.

Isso significa que o comando do Banese ainda estaria nas mãos do governo de Sergipe. O governador Belivaldo Chagas (PSD) se posicionou sobre o fato em suas redes sociais nesta quinta-feira (18).

“BRB e Banese podem fechar parceria estratégica! Os dois bancos públicos estão em tratativas para eventual operação de aumento de capital do Banese, pela emissão de ações que poderão ser adquiridas pelo BRB. A parceria possibilitaria operações em conjunto entre as instituições financeiras, ampliando o leque de oportunidades de crescimento do Banese, que se manteria sob controle do Estado de Sergipe”, disse ele.

Segundo o Banese, as tratativas da possível parceria estratégica com o BRB são confidenciais. “A proposta recebida é resultado da prospecção de investidores captados em processo competitivo conduzido pelo Governo do Estado de Sergipe, através do BB-BI, e o anúncio dos termos e condições finais da operação ocorrerá mediante a conclusão bem sucedida das tratativas com o acionista controlador, que, se concretizada, não alterará o controle societário do Banese”.

O BRB, dado seu maior tamanho de operações em relação ao Banese, uma vez que o primeiro trimestre rendeu ao banco da capital brasileira um lucro de R$ 109 milhões, pode abocanhar uma fatia considerável do Banese.

Leia mais
Prazo para solicitar voto em trânsito em Sergipe termina nesta quinta (18)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso