Política
Câmara quer ampliar reforma Paulo de Guedes em unificação de tributos
O presidente da Câmara e líderes partidários demonstram apoio à proposta do governo de unificar impostos como Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), porém defendem que o Congresso siga com o debate em torno de uma proposta mais ampla. A informação foi publicada pelo jornal Folha de São Paulo, neste domingo (19).
Líderes partidários ouvidos pelo jornal ressaltam que a primeira fase da reforma do governo, que tem previsão de ser entregue ao Congresso nesta terça-feira (21), representa apenas uma parte das matérias discutidas pelos parlamentares. Por isso, querem que o texto seja acoplado a uma proposta abrangente. Nos bastidores, membros da equipe econômica afirmam que não há consenso para essa ampliação de escopo da reforma tributária no momento.
Existem duas propostas de emenda à Constituição ( PECs) que envolvem simplificação de tributos no Congresso: a 45, na Câmara, e a 110, no Senado. Os dois textos propõem uma reestruturação da carga tributária por meio de um imposto único. A proposta da Câmara elimina cinco impostos. A do Senado substitui nove impostos por um único sobre consumo.
Leia os termos de uso