Economia
Com avanço da vacinação, festejos juninos devem acontecer em Sergipe neste ano
Nos últimos dois anos as festas de São João não foram realizadas em Sergipe por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Mas, neste ano, conforme as medidas sanitárias vigentes, os festejos juninos devem acontecer no estado. Foi o que afirmou ao AjuNews o Superintendente Especial de Comunicação da gestão estadual, Givaldo Ricardo. “Se o São João fosse hoje, o evento estaria autorizado”, disse.
Atualmente, eventos em ambientes externos possuem a capacidade máxima de 2.000 pessoas e 1.000 pessoas em ambientes internos. Tais eventos são permitidos, apenas, nos municípios que tenham atingido o mínimo de 75% da população imunizada com a segunda dose da vacina contra a covid-19.
Até esta quarta-feira (30), 1.951.200 vacinas foram aplicadas como primeira dose; 1.698.505 como segunda dose; 40.125 como dose única e 828.360 como dose de reforço em todo o estado. A cobertura vacinal de primeira dose está em 85,88% e 74,98% estão com a imunização completa.
Sendo assim, dos 75 municípios sergipanos, 37 não podem realizar os festejos juninos pois não atingiram o mínimo de 75% da população vacinada com a segunda dose. Se os eventos fossem realizados hoje, apenas 38 cidades de Sergipe poderiam festejar.
Medidas econômicas
Após o saldo positivo durante o período carnavalesco, Sergipe pode reacender sua economia com os festejos juninos. De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, a pasta vai realizar ações promocionais em alguns estados emissores. Ao AjuNews, Sales afirmou que o planejamento da secretaria para o São João está em fase de finalização.
No Carnaval, Sergipe ficou em 1º lugar na ocupação hoteleira do país neste ano. O estado foi um dos mais visitados ao lado de Alagoas, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Outros estados
Alguns estados brasileiros ainda aguardam a decisão dos Executivos estaduais sobre a liberação dos festejos juninos.
Na Bahia, o governador Rui Costa (PT), anunciou, nesta quarta-feira (30), que a secretaria de Turismo do estado já começou a planejar a realização de festas durante o período junino em todo estado. Segundo Rui, diante da queda dos números atuais de covid-19, a possibilidade da realização das festas é superior a 90%.
Leia os termos de uso