Economia


Comércio varejista de Sergipe registra queda de 0,1% em janeiro


Publicado 11 de março de 2022 às 09:29     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação/ SSP

O comércio varejista em Sergipe recuou 0,1% em janeiro de 2022 em comparação a dezembro do ano passado, na série com ajuste sazonal, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), nesta quinta-feira (10).

De acordo com o IBGE, fazendo a mesma comparação com janeiro de 2021, sem ajuste sazonal, a queda nas vendas do varejo chegou a 8,9%, sendo a segunda maior do país. O estado de Sergipe só ficou abaixo do Amapá, que registrou uma redução de 10,8%.

O levantamento apontou que, em relação à receita nominal, houve um leve avanço de 0,6%, em janeiro de 2022. Já o mesmo período de 2021, registrou um aumento de 5,2%.

Segundo os dados da pesquisa Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) no comércio varejista ampliado, atividade que inclui veículos, motos, partes e peças, o volume de vendas em janeiro deste ano em Sergipe apresentou aumento de 6,1%. No entanto, comparando ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 1,5%.

No cenário nacional, as vendas do varejo cresceram em 15 das 27 unidades da federação, na comparação com dezembro, com destaque para: Rio de Janeiro (3,0%), Alagoas (2,8%) e Pernambuco (2,5%). Já os destaques negativos são: Amapá (-3,7%), Rio Grande do Norte (-1,8%) e Amazonas (-1,7%). Minas Gerais, nessa comparação, teve variação nula (0,0%).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso