Saúde
Coronavírus: ‘Sergipe pode sofrer queda na arrecadação’, diz Belivaldo Chagas
O governador de Sergipe Belivaldo Chagas (PSD) sinalizou que o estado pode sofrer queda na arrecadação por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19). Segundo o chefe do Executivo Estadual, os técnicos da Secretaria da Fazenda estão analisando todas as projeções caso os números de casos confirmados da doença cresçam no Brasil e em Sergipe. A declaração foi feita, nesta segunda-feira (16), durante apresentação do plano de contingencia do estado e da prefeitura de Aracaju, no Palácio dos Despachos (sede administrativa do Governo de Sergipe), na capital sergipana.
“É realmente muito preocupante sabemos que haverá um impacto na economia mundial, isso vai mexer com Brasil e claro que mexendo com o Brasil mexe com Sergipe podendo resultar na queda de arrecadação nos fundos de participação como o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) e royalties do petróleo e gás é um assunto que precisa ser tratado com o governo federal”, disse.
Situação do coronavírus em Sergipe
Na noite, desta segunda-feira (16), a Secretaria Estadual de Sergipe confirmou mais quatro casos no estado. Agora Sergipe tem cinco casos confirmados. Casos suspeitos: nove casos (quatro em Aracaju, dois em Itaporanga D’Ajuda, Grande Aracaju, um em Propriá, Baixo São Francisco Sergipano, um em Itabaiana, Agreste Central Sergipano e um em Santa Luzia do Itanhi, Sul Sergipano. 12 casos foram descartados.
Realidade econômica
De acordo a de Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgado em fevereiro de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sergipe no quarto trimestre registrou 14,8% de desempregados ficando atrás apenas da Bahia (16,4%), Amapá (15,6%) e Roraima (14,8%).
Leia os termos de uso