Economia


Corte de energia volta a ser permitido por falta de pagamento durante a pandemia do coronavírus


Publicado 03 de agosto de 2020 às 17:40     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Energisa

Distribuidoras de energia elétrica de todo país voltaram a ter permissão, nesta segunda-feira (03), de cortar os serviços em casos de falta de pagamento após serem proibidas de fazer suspensão do serviço durante a pandemia do coronavírus. A interrupção do fornecimento continua proibida até dezembro para famílias de baixa renda, segundo medida da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os cortes estão autorizados a acontecer desde sábado (01), mas conforme lei federal, não é permitido fazer cortes por falta de pagamentos em dias não úteis.

Segundo a Aneel, a distribuidora deve enviar ao consumidor uma nova notificação sobre pagamentos pendentes, mesmo que já tenha encaminhado em período anterior

Além das famílias mais pobres do país, a regra vale também para consumidores que não estejam recebendo a fatura impressa, consumidores em locais onde não há posto de arrecadação, como lotéricas e instituições financeiras e para consumidores que dependem de equipamentos elétricos essenciais à preservação da vida.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso