Política
Deputados derrubam veto de Bolsonaro à desoneração da folha de pagamento
Os deputados federais derrubaram o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia até o fim de 2021. Foram 430 votos a 33, e uma abstenção, na sessão do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (4).
A proposta ainda deve ser analisada pelos senadores e, caso seja confirmada, a renúncia fiscal será prorrogada até o fim de 2021, contrária à lei vigente no país que garante a desoneração até o fim de 2020. Com a norma, as empresas contribuem para a Previdência Social com um percentual que varia de 1% a 4,5% sobre a receita bruta ao invés de 20% sobre a folha de pagamento.
Os setores beneficiados pela proposta são os serviços de tecnologia, de calçados, de máquinas, call center e comunicação, têxtil, a construção civil e companhias que atuam no transporte rodoviário coletivo de passageiros.
De acordo com os empresários desses setores, o aumento de custo em 2021 causaria muito desemprego diante da crise econômica decorrente da pandemia da covid-19. O estimado é que 1 milhão de pessoas possam perder os empregos com o fim da desoneração.
Leia os termos de uso