Economia
Desemprego chega a 9,4% em abril, aponta pesquisa do Ipea
A taxa de desemprego no Brasil caiu em abril deste ano e chegou a 9,4%, o menor patamar desde outubro de 2015, de acordo com estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nesta sexta-feira (24).
Segundo o levantamento, a taxa registrou queda de 4,9 pontos percentuais em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando o país tinha 11 milhões de desempregados em abril.
Os dados apontaram ainda que a população ocupada em abril chegou a 97,8 milhões de trabalhadores, o maior patamar desde 2012. Já em relação ao mesmo período de 2021, a população ocupada aumentou 10,8% e, na comparação com março último, houve alta de 2,1%.
A pesquisa também traz dados sobre o número de pessoas desalentadas, que gostariam de trabalhar, mas não procuram emprego por achar que não vão encontrar. O Brasil possui, aproximadamente, 4,2 milhões de pessoas desalentadas.
Já os trabalhadores que se declararam subocupados em abril eram 6,4 milhões, ou seja, 6,5% do total da ocupação. Os trabalhadores subocupados são aqueles que trabalham menos do que 40 horas semanais, tendo disponibilidade e desejando trabalhar mais. Esses dados representam queda de 1,7 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2021.
O Ipea calculou as taxas com base na série trimestral da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para serem comparados, os dados foram dessazonalizados.
Leia os termos de uso