Economia
Economia brasileira cresce 1,2% no 2º trimestre de 2022, diz IBGE
A economia brasileira registrou crescimento de 1,2% no segundo trimestre de 2022 em comparação com os três primeiros meses do ano, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), nesta quinta-feira (1º).
Esse é o quarto resultado positivo consecutivo após o recuo de 0,3% no segundo trimestre do ano passado. O novo índice fez o PIB avançar 2,5% no primeiro semestre do ano.
Com isso, a atividade econômica do país está 3,0% acima do patamar pré-pandemia, registrado no quarto trimestre de 2019, e atinge o segundo patamar mais alto da série, atrás apenas do alcançado no primeiro trimestre de 2014.
O maior impacto para alta da economia veio do setor de serviços, que registrou um crescimento de 1,3% no segundo trimestre.
Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, os serviços estão pesando 70% da economia. Dentro dos serviços, outras atividades de serviços (3,3%), transportes (3,0%) e informação e comunicação (2,9%) avançaram e puxaram essa alta.
Na indústria, a alta de 2,2% foi o segundo resultado positivo consecutivo do setor, após a queda de 0,9% no quatro trimestre do ano passado. Foi a taxa positiva mais alta para a indústria desde o terceiro trimestre de 2020 (14,7%).
Conforme o levantamento, o consumo das famílias cresceu 2,6% no segundo trimestre, maior alta desde o quatro trimestre de 2020 (3,1%). Já o consumo do governo recuou 0,9%, após registrar estabilidade no trimestre anterior (-0,1%).
Leia os termos de uso