Economia


Edvaldo anuncia reabertura de concessionárias, comércio de móveis e eletros nesta quinta


Publicado 17 de junho de 2020 às 13:40     Por Peu Moraes     Foto Reprodução / Twitter

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), afirmou que vai seguir o plano de reabertura do comércio anunciada no começo da semana pelo governador Belivaldo Chagas (PSD). A capital sergipana tem 9.849 casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) e 160 mortes, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

“A partir desta quinta-feira, voltam a funcionar os serviços de imobiliárias, concessionárias de veículos, comércio de móveis, colchões e eletrodomésticos, lojas de eletrônicos, informática, áudio e vídeo, além de escritórios de engenharia e arquitetura”, disse Edvaldo, nesta quarta-feira (17).

O chefe do Executivo, frisou que as lojas autorizadas a reabrir serão fiscalizadas pelo Procon Municipal, Guarda Civil e Defesa Civil. “Nossas equipes vão continuar fiscalizando todos os estabelecimentos comerciais para que sejam cumpridas as regras de distanciamento e higienização”, finalizou. O decreto de reabertura será assinado por Edvaldo, nesta quarta.

Ainda segundo Edvaldo, na próxima quarta-feira (24), o comitê de crise vai reunir para analisar quais setores serão reabertos numa segunda fase de flexibilização do isolamento social e comércio na capital sergipana. “Até o dia 24, vamos estudar o comportamento da doença, da população e a disponibilidade dos leitos de UTI. Caso tenhamos índices dentro do previsto mais serviços serão reabertos”.

Segundo o gestor, permanece suspenso, até o dia 24 de junho, o funcionamento de academias, teatros, cinemas, shoppings centers, casa de shows, bares, assim como a realização de eventos e atividades em parques, praias e demais áreas de lazer da cidade. Toda a rede de ensino continua com atividades suspensas até 30 de junho. O uso obrigatório de máscara pela população em locais públicos também está mantido. O novo decreto também recomenda o não acendimento de fogueiras em comemoração aos festejos juninos.

“Vamos iniciar o processo de flexibilização, compatibilizando o nosso decreto com o estadual, anunciado nesta semana, mas acompanharemos com muito cuidado e atenção os dados e a evolução da doença em Aracaju para irmos definindo as medidas. Além disso, reforçaremos a fiscalização para garantir que os decretos sejam cumpridos. Volto a dizer que o sucesso desta nova etapa dependerá, principalmente, do comportamento da população, que precisa entender a necessidade do distanciamento social”, disse o prefeito.

O documento estabelece também critérios para a abertura gradual da economia no Estado, separados por etapas e cores. A primeira fase, intitulada de ‘bandeira laranja’, está prevista para ser iniciada na próxima semana, mas dependerá da taxa de ocupação dos leitos de UTI, que deve ser inferior a 70%, na data.

Nesta etapa, que pode começar no dia 23, estão incluídos demais escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagens e etc); clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e serviços especializados de podologia; comércio (alguns setores); operadores turísticos; atividades de treinamento de desporto profissional; salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal; e templos e atividades religiosas (30%).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso