Economia
Estados do Nordeste ignoram alta de casos e UTIs cheias e reabrem economias na pandemia
A região Nordeste tem o segundo maior número de casos do novo coronavírus (covid-19), ao mesmo tempo, governos estaduais estão colocando em prática planos de reabertura econômica, especialmente nas capitais. A informação foi publicada no Uol, nesta quarta-feira (01). Em Sergipe, a reabertura comercial começou na segunda-feira (29), no estado atividades de clínicas odontológicas e terapêuticas, além de salão de beleza e barbearias.
Os governos locais estariam ignorando as taxas de ocupações nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os nove estados da região tinham, nesta terça-feira (30), 480 mil casos e 19.278 mortes confirmadas pelas secretarias estaduais de saúde. Oito dos nove estados estavam com mais de 70% dos leitos de UTI ocupados, o que poderia ser um parâmetro seguro para pensar em flexibilizar o isolamento.
Para o comitê científico do Consórcio Nordeste, a recomendação é que locais onde a ocupação de leitos de UTI chegue a 80% devem, ao contrário de reabrir, decretar isolamento mais rígido (o lockdown) para assegurar que não faltem vagas. As medidas do comitê, que foram inicialmente seguidas por todos os governadores, não estão mais no radar na maior parte da região.
Leia mais
Belivaldo autoriza funcionamento de salões de beleza e barbearias na Grande Aracaju a partir desta quinta (2)
Belivaldo exclui salões de beleza e templos religiosos da fase laranja de retomada da economia na Grande Aracaju
Leia os termos de uso