Economia


Governo estuda desonerar todos os salários em até 25% em troca de imposto digital


Publicado 30 de julho de 2020 às 09:00     Por Peu Moraes     Foto Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O Ministério da Economia estuda propor a desoneração de até 25% da folha de pagamento das empresas para todas as faixas salarias. Em contrapartida, deve apresentar uma proposta de tributação nos produtos digitais. A informação foi publicada no jornal Folha de São Paulo, nesta quarta-feira (29).

A proposta amplia a ideia anterior, que previa corte de impostos apenas para rendimentos equivalentes até um salário mínimo. O assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos, afirmou que os técnicos avaliam os impactos da medida. “Estamos até a desoneração para todos, reduzindo em 25% a contribuição. Estamos fazendo o cálculo dentro disso”, disse ao jornal.

O corte de impostos pagos pelas empresas à União sobre os salários é um objetivo antigo do ministro Paulo Guedes.Com isso, o ministro espera conter o desemprego ao diminuir o custo de uma contratação.

Nos planos da equipe econômica, com imposto sobre movimentações digitais, até traficantes de drogas e políticos corruptos pagariam o imposto ao fazer uma transação, um pagamento, uma compra eletrônica e até pagar a fatura de serviços de streamig. Transações em dinheiro também estariam sujeitas a tributação quando houver o registro digital da operação.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso