Política


Governo Federal pode abrir espaço de R$ 40 bi no orçamento com gatilho para conter despesa com pessoal


Publicado 19 de agosto de 2020 às 10:22     Por Peu Moraes     Foto Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O governo federal pode abrir no orçamento para 2021 espaço de R$ 40 bilhões com medidas de contenção de despesas com pessoal previstas no teto de gastos, essas ações chamadas de gatilhos, é equivalente a 0,5 ponto porcentual do Produto Interno Bruto (PIB), calcula a Instituição Fiscal Independente (IFI). As informações foram publicadas pela coluna Economia e Negócios, do jornal Estadão, nesta quarta-feira (19).

De acordo com o jornal, o primeiro relatório preparado para subsidiar o debate sobre o teto (regra que trava o crescimento das despesas acima da inflação), a IFI faz um manifesto em defesa da transparência fiscal para barrar tentativas de se usar a contabilidade criativa para burlar as regras fiscais, sob o risco de uma erosão da expectativa dos agentes econômicos quanto à capacidade de o governo manter um caminho sustentável para as contas públicas.

Pelo cenário da IFI, a dívida bruta do Brasil deve fechar o ano em 96% do PIB e atingir 100% já em 2022. Se nada for feito, a trajetória de alta será acelerada até alcançar 180% do PIB em 2030. A dívida bruta é uma das principais referências para avaliação, por parte das agências globais de rating, da capacidade de solvência do País. Na prática, quanto maior a dívida, maior o risco de calote por parte do Brasil.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso