Mundo


Guerra entre Rússia e Ucrânia pode atingir Sergipe no setor de produção agrícola


Publicado 02 de março de 2022 às 16:34     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Governo de Sergipe

O conflito que acontece no leste europeu entre a Rússia e a Ucrânia pode gerar um forte impacto na agricultura do Brasil. Em meio a esta crise mundial, Sergipe poderia fazer parte da solução para a crise de fertilizantes que o país enfrentará, segundo alertou o presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (Fames), Cristiano Cavalcante.

Com a possibilidade de queda na produção de fertilizantes, principalmente do potássio, os produtores rurais podem sofrer com o desabastecimento.

De acordo com Cavalcante, Sergipe traria a solução caso o Projeto Carnalita estivesse ativo. Localizado entre os municípios de Capela, Japaratuba e Rosário do Catete, o projeto poderia adicionar um volume de 1,2 milhão de toneladas por ano, tornando o estado uma referência na produção de fertilizantes e mais de R$ 4 bilhões em investimentos, com a possibilidade de expansão.

“O Brasil importa cerca de 90% de todo o potássio que utiliza na agricultura, o restante é extraído em Sergipe, na região do Vale do Cotinguiba. Através da exploração no leste sergipano, além de possibilitar a geração milhares de empregos, a dependência de todo o país na importação desse insumo poderia ser reduzida diante de uma crise como esta, gerada pela Guerra entre a Rússia e a Ucrânia”, explicou.

Ainda segundo Cristiano, Sergipe é a solução mais viável do que na região do Rio Madeira, no Amazonas, pois não há a necessidade de uma legislação para que a exploração seja realizada. Além disso, ele informou que no estado há uma estrutura logística melhor, visto que o Projeto Carnalita fica localizado próximo da BR-101 e do Porto de Sergipe. “Este é o momento que nosso Estado torna ainda mais clara a importância de sua produção mineral para todo o país”, concluiu Cristiano.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso