Economia


Incentivos da União à indústria automotiva somam R$ 69,1 bi em 11 anos, diz jornal


Publicado 13 de janeiro de 2021 às 10:21     Por Fernanda Souto     Foto Marcelo Camargo / Agência Brasil

A indústria automotiva foi beneficiada com R$ 69,1 bilhões em incentivos fiscais da União entre 2000 e 2021. Apesar do número reduzido de empresas em atuação no Brasil, o setor aparece na lista dos maiores gastos tributários do governo federal. Os dados da Receita Federal foram obtidos pelo jornal Folha de São Paulo e divulgados, nesta terça-feira (12).

As empresas do setor ganham descontos em Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Importação. As fábricas instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste contam com tratamento especial e ampliam os benefícios.

Apesar disso, a indústria automobilística vive uma crise em meio a pandemia da covid-19, que derrubou a venda de veículos no país. Os emplacamentos de veículos leves e pesados caíram 26,2% em comparação entre 2020 e 2019, segundo dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Porém, o resultado foi melhor do que o esperado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O impacto mais recente do setor sobre o mercado nacional e sobre os empregos foi anunciado pela Ford, nesta segunda-feira (11). A montadora informou que, depois de um século em atuação no país, vai encerrar todas as atividades fabris no Brasil ainda neste ano.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso