Justiça


Milhões de pessoas de classe média alta estão recebendo auxílio emergencial, diz TCU


Publicado 04 de junho de 2020 às 09:43     Por Roberta Cesar     Foto José Cruz / Agência Brasil

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, informou que milhões de pessoas de classe média alta estão recebendo o auxílio emergencial do governo federal por causa de uma falha no cruzamento de dados do sistema. As informações foram publicadas pelo Uol, nesta quarta-feira (3).

“As denúncias que não param de chegar ao meu gabinete dão conta de que milhares ou milhões de filhos de classe média alta que são dependentes de pessoas que declaram seu imposto de renda estão recebendo o auxílio emergencial por falta desse cruzamento elementar”, escreveu o ministro em relatório.

De acordo com Dantas, o governo federal não considerou aqueles que são dependentes de brasileiros que declaram imposto de renda de pessoa física. Por esse motivo, muitos jovens de classe média conseguiram ter o cadastro aprovado. O ministro ainda afirmou que denunciou o caso para o Ministério da Cidadania e à Receita Federal e que o problema foi resolvido.

“O primeiro grande desafio do programa é definir de forma mais segura seu público-alvo, com vistas a evitar pagamentos indevidos e ainda tão grave a exclusão de parte de cidadãos que continuam invisíveis para o poder público”, concluiu Dantas.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso