Política


Nova rodada de análises debate Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado na Alese


Publicado 03 de novembro de 2020 às 12:19     Por Eduardo Costa     Foto Joel Luiz/Rede Alese

Uma nova rodada de análises debateu na última sexta-feira (30) o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe, que está sendo desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) junto à Fundação Dom Cabral e a outros setores. A discussão aconteceu em reunião virtual, e os técnicos apresentaram uma síntese do trabalho.

O Plano de Desenvolvimento de Sergipe para os anos 2020-2030 planeja mapear os setores produtivos do estado, adotando o direcionamento do desenvolvimento econômico. Foram discutidas questões como a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, a redução de petróleo e gás natural em Sergipe, e a produtividade industrial.

Outros pontos como a agricultura e a aquicultura e uma possível transformação digital no estado, em especial na economia, foram debatidos. Nos dois primeiros, foi conversado a respeito de um melhor aproveitamento das águas do Rio São Francisco.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Alese, Luciano Bispo (MDB), junto a diretores, subsecretários e servidores; o coordenador do Plano de Desenvolvimento, Marcelo Barberino de Oliveira; o secretário estadual da Fazenda, Marco Antônio Queiroz; e o vice-presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Juliano César Souto.

“Os dados levantados vão ajudar na elaboração da LDO, do PPA. É impressionante o potencial do petróleo e gás na nossa economia, chegando a afetar outros setores com a redução dos campos, mas estamos aqui analisando o passado e avaliando novas matrizes econômicas para o futuro. Em 200 anos este é um grande presente para o nosso Estado”, disse Marco Antônio sobre o Plano de Desenvolvimento Sustentável.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso