Economia
Novo surto global do coronavírus pode derrubar PIB do Brasil em até 9,1%
A possibilidade de um novo surto de coronavírus no mundo no último trimestre do ano causaria uma queda de 7,4% para 9,1% na economia brasileira, de acordo com estimativas divulgadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nesta quarta-feira (10). As informações foram publicadas pelo jornal Folha de São Paulo.
Segundo a publicação, a organização informou que há 50% de chances de que vários países sejam obrigados adotar novamente medidas de isolamento social no último trimestre do ano.
A OCDE prevê uma queda no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 7,4% em um cenário que possa continuar com a flexibilização. Em uma possível segunda onda de surto, a queda seria de 9,1% em 2020, o que atingiria tanto o consumo privado bem como os investimentos no final do ano.
Ainda de acordo com os dados, a segunda onda adiaria a recuperação econômica do Brasil e diminuiria de 4,2% para 2,4% o crescimento projetado do PIB. Já a taxa de desemprego, deve sair de 12,6% para 15,4% ao longo de 2021.
Leia os termos de uso