Economia


Petroleiros suspendem temporariamente greve após 19 dias


Publicado 20 de fevereiro de 2020 às 09:00     Por Redação AjuNews     Foto Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os 13 sindicatos filiados a Federação Única dos Petroleiros (FUP) decidiram suspender temporariamente a greve iniciada no dia 1º de fevereiro, segundo o jornal Estadão. Assim, vão poder participar da mediação com a Petrobras, proposta pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra, nesta sexta-feira (21).

A indicação dos sindicalistas deve ser apresentada nesta quinta-feira (20), aos funcionários da estatal em assembleia comandada por cada um dos sindicatos em suas bases de atuação. Na noite de terça-feira (18), Gandra liberou despacho propondo o encontro da direção da Petrobrás com a FUP, para retomarem as negociações, mas condicionou o encontro ao fim da paralisação, que quarta-feira (19), completou 19 dias, a maior desde 1995.

“Se não tivermos avanços nessa mediação, nós retomaremos essa greve histórica da categoria em defesa dos nossos direitos, dos nossos empregos, e da Petrobrás que tanto amamos”, afirmou Deyvid Bacelar, diretor da FUP, em vídeo distribuído nas redes sociais da entidade sindical.

A greve dos petroleiros foi motivada, principalmente, pela demissão de 396 empregados diretos e 600 indiretos da Araucária Nitrogenados (Ansa), no Paraná. No dia 14 de janeiro, a estatal anunciou o fechamento da fábrica de fertilizantes e o desligamento dos funcionários, que começaram a acontecer após um mês do comunicado.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso