Política
Prefeitura de Aracaju tem aumento de 120% em gastos nos primeiros oito meses de 2020
A Prefeitura Municipal de Aracaju teve um aumento de 120% nos gastos entre janeiro e agosto de 2020, comparado aos números deste mesmo período em 2019. A informação foi dada pelo secretário da Fazenda de Aracaju, Jefferson Passos, em entrevista ao jornal Valor Econômico publicada nesta terça-feira (8).
Segundo a matéria, as despesas com saúde nas capitais brasileiras cresceram em média 12,3% no primeiro semestre de 2020. Já as receitas correntes (arrecadação própria e transferências correntes) aumentaram 6%.
No caso de Aracaju, o aumento de gastos neste ano deve ser de 10% em relação a 2019, mas as receitas totais devem ficar em nível semelhante. “A relação de gastos deve subir de 20% da RCL [Receita Corrente Líquida] em 2019 para 22% neste ano”, disse Jefferson Passos.
Jefferson também afirmou que, no terceiro bimestre deste ano, só na pasta da Saúde houve um aumento de 36% nos gastos. Segundo ele, os procedimentos eletivos serão retomados em julho, e vários destes gastos já estavam programados anteriormente.
Por fim, ele disse que os recursos não serão reduzidos de forma imediata com o fim da crise. “Haverá diminuição de despesas, mas não será ainda equivalente ao nível anterior da pandemia”, completou o secretário.
Leia mais:
Prefeitura afirma que Aracaju já passou pelo pico da covid-19
Leia os termos de uso