Política
Sergipe e mais 12 estados aprovaram reforma da Previdência sugerida pelo governo federal
A reforma da previdência aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) no final de 2019, com apoio de parlamentares da base governista e de oposição completa quase oito meses. Em todo país apenas 13 das 27 unidades da Federação aprovaram critérios mais duros para funcionários estaduais. A informação foi publicada pelo jornal Folha de São Paulo, nesta terça-feira (13).
O levantamento foi feito pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. A reforma de 2019 não exige que os estados sigam as mesmas regras de aposentadoria que a União determinou para o funcionalismo federal. Porém, o governo tem buscado incentivar que os governadores também adotem medidas para melhorar a situação financeira dos regimes previdenciários.
“Todos os estados têm consciência de que isso é necessário. É inevitável. Vários já tomaram providências da forma que deveriam fazer, mas alguns estados nem sequer começaram a discutir. Isso é preocupante”, disse secretário de Previdência, Narlon Gutierre.
Desde que a reforma Federal entrou em vigor (novembro do ano passado), os estados que alteraram as regras de aposentadoria de servidores são: Sergipe, Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Leia mais
“Belivaldo é o Bolsonaro sergipano”, diz presidente da CUT-SE
Em discurso na Alese, Belivaldo Chagas agradece aos deputados aprovação da reforma administrativa
Leia os termos de uso