Economia


Sergipe terá primeira refinaria particular do país


Publicado 11 de fevereiro de 2020 às 15:06     Por Roberta Cesar     Foto Victor Ribeiro / Governo de Sergipe

A companhia brasileira Noxis Energy obteve no último mês licença ambiental prévia para a implantação de uma refinaria de pequeno porte em Sergipe. As informações foram publicadas, nesta terça-feira (11), no jornal Valor Econômico. Na reportagem, foi destacado que esta será a primeira refinaria privada do país após mais de 50 anos.

A refinaria ocupará uma área de 500 mil metros quadrados, localizada em uma região portuária, essa localização é estratégica tanto para receber o petróleo quanto para fornecer o combustível. Em uma publicação nesta terça-feira (11), o Valor Econômico destacou que essa será a primeira refinaria privada do país depois de mais de 50 anos.

Os investimentos são estimados em US$ 700 milhões, e a unidade terá capacidade prevista para processar 35 mil barris/dia de petróleo. A expectativa é de que a refinaria movimente mais de 2 milhões de toneladas de petróleo e combustível por ano.

A Noxis pretende produzir e fornecer o óleo combustível utilizado por navios, conhecido como bunker, com baixo teor de enxofre. A exigência para o uso do bunker menos poluente pelas embarcações, estipulada pela Organização Marítima Internacional (IMO, sigla em inglês), entrou em vigor este ano. Além do bunker, a refinaria também produzirá diesel marítimo e nafta.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso