Economia


Vale assina acordo de R$ 37,68 bilhões para reparar tragédia de Brumadinho


Publicado 04 de fevereiro de 2021 às 15:00     Por Roberta Cesar     Foto Divulgação / Vale

O governo de Minas Gerais e a mineradora Vale assinaram um acordo de R$ 37 bilhões para reparar os danos provocados pela tragédia de Brumadinho, município mineiro, que aconteceu em 2019. O documento foi assinado após quatro meses de negociações. As informações foram divulgadas pelo G1, nesta quinta-feira (4).

O acordo envolveu representantes do governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça de Minas, além da Vale. Entretanto, representantes das vítimas e de familiares afirmaram que não foram ouvidos nem chamados para participar das negociações.

Ao se pronunciar após a homologação do acordo, o governador Romeu Zema (Novo) destacou que o acordo é “inédito” e um dos maiores do mundo. Segundo o gestor, as obras no local vão gerar 360 mil empregos “nos próximos meses e anos”.

“Não podemos mudar o passado, que muitas vezes foi triste e trágico, mas podemos fazer um futuro melhor, e é exatamente isso que nós estamos concretizando neste momento. É um acordo inédito em muitos pontos. Nunca no Brasil se fez um acordo dessa magnitude. Iniciamos agora um novo desafio de darmos início a essas obras”.

Questionado sobre quando esses recursos serão recebidos pelo governo, o gestor afirmou que “esses recursos já estão sendo aplicados desde o dia 25 de janeiro de 2019”. No entanto, com a assinatura do termo de reparação, vão ser abertos editais para várias obras, conforme informou o governador.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso