Economia


Venda da Celse pode aumentar a capacidade de geração termelétrica de Sergipe, diz Governo do Estado


Publicado 01 de junho de 2022 às 20:00     Por Redação AjuNews     Foto Ascom / Sedetec

A Eneva S.A. assinou o acordo de aquisição das Centrais Elétricas de Sergipe Participações S.A. (Celsepar), junto à empresa norte-americana New Fortress Energy (NFE) e Ebrasil Energia Ltda. (Ebrasil). Pelo acordo, a Eneva adquiriu os direitos de expansão da termelétrica e 100% da Centrais Elétricas Barra dos Coqueiros S.A. (Cebarra), pelo valor de R$ 6,1 bilhões. As informações foram divulgadas pelo Governo de Sergipe, nesta quarta-feira (1º).

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec) avaliou como positiva a negociação. Para a pasta, a medida poderá ser uma forma explorar as muitas oportunidades que o Complexo Termelétrico tem a oferecer. “A Eneva é uma grande empresa e a aquisição da Celse sem dúvida irá agregar muito. O Governo vê o processo com otimismo, afinal, poderão surgir novas plantas termelétricas no Complexo”, afirmou o secretário da Sedetec, José Augusto Carvalho.

A Celsepar tem como principal ativo operacional, a Usina Termelétrica do Porto de Sergipe I, e com a transação, a Eneva passará a deter os projetos de expansão referentes à UTE. Localizada no município da Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju, a usina a gás natural em ciclo combinado, possui uma capacidade instalada de 1.93MW, gerando uma receita fixa anual de R$ 1,9 bilhão, conforme os dados do Governo de Sergipe.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso