Economia


Vigilância Sanitária fiscaliza reabertura de academias em Aracaju


Publicado 31 de agosto de 2020 às 18:30     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ SMS

As academias de Aracaju foram alvos de fiscalização do cumprimento das medidas de enfrentamento e prevenção da covid-19, por equipes da Rede de Vigilância Sanitária (Revisa), nesta segunda-feira (31). O setor teve autorização para reabrir na última sexta-feira (28), de acordo com a fase da bandeira verde do Plano de Retomada da Economia do Governo de Sergipe.

A ação fiscaliza e realiza orientações e se caso as inadequações permanecerem, o estabelecimento será notificado com um prazo de 24h e as atividades podem ser suspensas, podendo gerar multa ou até suspensão da licença sanitária.

Segundo a gerente de Serviços de Interesse à Saúde, da Revisa, Andreza Messias Mídeo, primeiro está sendo realizada uma fiscalização para orientar os donos dos estabelecimentos sobre como seguir o novo decreto.

“O documento salienta que as atividades devem ser realizadas mediante agendamento, e os alunos devem permanecer no espaço apenas no tempo agendado; pessoas com sintomas de síndrome gripal ou caso suspeito de coronavírus não poderão frequentar os locais; e áreas de atividades não essenciais ou espaços coletivos”, explica.

“Vale destacar que entre as medidas sanitárias está o distanciamento mínimo entre os alunos assim como entre os equipamentos que são de 2 metros. A higienização dos equipamentos deve ser feita com álcool 70% ou outra substância sanitizante, a cada 50 minutos, durante o intervalo entre o uso dos alunos. O uso de máscaras deve ser obrigatório, inclusive durante a atividade física”, ressaltou.

Os estabelecimentos podem funcionar de segunda a sábado, com horário a ser definido por cada local, conforme capacidade de ocupação que deve ser limitada a 50%. Além disso, as academias devem reservar o horário para clientes que fazem parte do grupo de risco.

Havendo o descumprimento das medidas nos estabelecimentos da capital, as denúncias podem ser realizadas junto à Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde, através do telefone 0800 729 3534, digitando a opção 7.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso